EnglishPortugueseSpanish

Qual a diferença entre escavadeira e retroescavadeira? Guia Completo

retroescavadeira 4cx eco

Sumário

Está em busca de uma máquina para melhorar a eficiência das suas atividades, mas ainda não sabe qual a diferença entre escavadeira e retroescavadeira? Então, leia este artigo até o fim, confira o guia completo sobre cada uma e esclareça todas as suas dúvidas.

escavadeira hidraulica js 220 lc

O que é uma Escavadeira?

A princípio, as escavadeiras são máquinas capazes de exercer variadas funções, sendo usadas especialmente em operações de escavação. Uma de suas principais características é o chassi presente na parte inferior.

Em resumo, essas máquinas são menores do que a miniescavadeira e, além da escavação, também são indicadas para as seguintes atividades:

  • Controlar incêndios florestais;
  • Dragar rios;
  • Destoca;
  • Mineração;
  • Plantio;
  • Preparação de terrenos;
  • Terraplenagem.

Entretanto, vale destacar que as atividades citadas acima são apenas as mais frequentes em relação ao uso das escavadeiras, tendo em vista que elas são bastante versáteis e podem atuar em diversas situações, permitindo produtividade maior aos operadores.

O que é uma Retroescavadeira?

Já as retroescavadeiras são resultado da combinação entre escavadeira hidráulica e carregadeira frontal. Geralmente, elas são usadas para trabalhos de construção, paisagismo, pavimentação e terraplenagem, por exemplo.

Além disso, as retroescavadeiras são extremamente úteis para escavar diferentes tipos de buracos ou trincheiras, têm tamanhos variados e são compostas por duas caçambas, as quais são divididas da seguinte forma:

  • Caçamba frontal: peça utilizada para o carregamento de materiais;
  • Caçamba traseira: parte usada para a escavação.

No mais, as máquinas podem ser utilizadas tanto para fins agrícolas quanto industriais; sendo que, no primeiro caso, as retroescavadeiras têm peso inferior, pois não precisam transportar a mesma carga em comparação aos modelos industriais.

retroescavadeira 4cx eco

Comparação entre Escavadeiras e Retroescavadeiras?

Podemos dizer que a principal diferença entre escavadeiras e retroescavadeiras está ligada ao fato de que a segunda é uma máquina anexada a outro veículo, são compostas por duas caçambas, têm custo operacional reduzido, são encontradas em diversos tamanhos e se locomovem por meio de pneus.

Já as escavadeiras costumam ter custo mais elevado, pois tendem a ser mais robustas. Por isso, são recomendadas para trabalhos que exigem mais esforços tanto na construção civil quanto fora dela. Além disso, uma das características marcantes dessa máquina é que ela se desloca por meio de esteira.

Aplicações e Benefícios das Escavadeiras e Retroescavadeiras

Ambas as máquinas apresentam uma série de benefícios, sendo assim, é preciso identificar as suas necessidades antes de escolher em qual delas investir. Para isso, separamos as principais aplicações e benefícios das escavadeiras e retroescavadeiras, confira os detalhes nos parágrafos a seguir.

Aplicações das Escavadeiras

As escavadeiras são consideradas máquinas de grande importância na construção civil e florestal, pois atuam sem dificuldade em qualquer tipo de terreno e tendem a ser maiores e mais pesadas em comparação às retroescavadeiras.

Aplicações das Retroescavadeiras

Se comparadas às escavadeiras, as retroescavadeiras são máquinas mais leves e indicadas para uso em regiões urbanas. Com isso, são fundamentais para a remoção de resíduos e entulhos, nivelação de terrenos e carregamento de caminhões, por exemplo.

Cuidados e Manutenção das Escavadeiras e Retroescavadeiras

Assim como qualquer outra máquina, as escavadeiras e retroescavadeiras necessitam de cuidado e manutenção para garantir o pleno funcionamento e alta durabilidade. Então, separamos algumas dicas sobre como cuidar das máquinas, confira:

  • Faça vistorias;
  • Atente-se ao limite de carga;
  • Avalie os itens de segurança;
  • Realize os ajustes necessários;
  • Utilize combustível de qualidade;
  • Disponibilize treinamento ao operador;
  • Mantenha o equipamento sempre limpo;
  • Mantenha à lubrificação da máquina em dia;
  • Siga sempre as orientações do fabricante.

Vale lembrar que todos os cuidados citados são responsáveis por aumentar a vida útil das máquinas, garantindo maior economia a longo prazo e prevenção de possíveis falhas na operação, o que ajuda a melhorar a qualidade dos processos.

Guia de Compra para Escavadeiras e Retroescavadeiras

Agora que você já sabe as diferenças entre as escavadeiras e retroescavadeiras, confira o guia e saiba como escolher qual delas será a ideal para o seu uso, além de entender o que considerar no momento da compra.

  • Analise a capacidade de carga;
  • Considere a potência da máquina;
  • Identifique onde a máquina será usada;
  • Pense em quais materiais serão movidos;
  • Avalie se a máquina será rebocada ou não;
  • Preze pelo conforto e segurança do operador;
  • Verifique a profundidade de escavação do produto;
  • Entenda como funciona o serviço pós-venda da marca escolhida.

Perguntas Frequentes sobre Escavadeiras e Retroescavadeiras

Qual a diferença entre escavadeira e retroescavadeira?

As escavadeiras são mais robustas, deslocam-se por esteira e são consideradas ideais para a construção civil ou florestal. Já as retroescavadeiras são máquinas mais leves, têm pneus e são indicadas para uso em áreas urbanas.

Quais são os tipos de retroescavadeira?

As retroescavadeiras estão disponíveis em dois tipos: traçadas (indicadas para terrenos mais complexos) e simples (recomendada para locais planos e estáveis).

Quais são os tipos de escavadeira?

Hoje em dia, existem quatro tipos diferentes de escavadeiras, são eles: hidráulicas, a cabo, de arrasto e retroescavadeiras.

Conclusão

Como você pôde perceber, ambas as máquinas apresentam muitos benefícios e diferentes funções. Por isso, é importante identificar o local em que o produto será usado, bem como o que irá ser carregado para definir qual das opções é a ideal para a sua frota.

Por fim, no momento de compra, também vale considerar se a máquina desejada oferece segurança, conforto e um bom serviço pós-venda, como o que você encontra na JCB. Então, entre em contato conosco e garanta o melhor produto do mercado.

banner saiba mais2 jcb automec
Cadastre-se e receba novidades da JCB AUTOMEC

Categorias

plugins premium WordPress

Máquinas Novas

A JCB sabe como projetar a retroescavadeira perfeita. Afinal, fomos a primeira empresa a desenvolver o conceito em 1953. E permanecemos sempre em primeiro lugar desde então: atualmente, somos a fabricante de retroescavadeira número um do mundo de um jeito ou de outro (praticamente metade de todas as retroescavadeiras são JCB).

Especificações